segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"BARIÁTRICA NA CABEÇA"


Sim querido, ainda estou de férias! Mas e eu aguento ficar longe!?

Bom, o que quero dividir com vocês hoje, não é bem uma experiência minha...Mas a de alguém muito próxima que pude vivenciar de pertinho...
Como já mencionei por algumas vezes aqui, para nós gordinhos, compulsivos e sentimentalmente ligados a comida, é muito difícil este processo de entendimento para emagrecer... Emagrecer para nós não é simplesmente acordar um dia, iniciar uma dieta, regular horários e refeições e pronto, a partir deste momento tudo funcionará perfeitamente e logo logo estaremos magrinhos!
Para nós gordinhos, iniciar um processo de emagrecimento é como "cortar o cordão umbilical", é acabar com o vínculo, cortar o laço, nos separar de algo que "tão bem nos faz"! Sim, porque a comida por várias vezes é aquele nosso apoio, o ombro amigo! Como assim vamos deixa-la de lado...e outra, é capaz de pensarmos até nos sentimentos dela!! "Coitadinhas das nossas guloseimas que tanto nos apoiaram... o que serão delas sem nós!?"rs Parece exagero...Mas acaba que não é!
Para nós gordinhos, o corte deste vínculo é muito difícil!
Esta pessoa a qual iniciei me referindo, sempre foi gordinha, durante a infância, adolescência e juventude, isso nunca a incomodou muito, mas quando ela conheceu o "homem de sua vida" ai sim a ficha começou a cair... Tiveram um namoro muito bacana, e após o noivado quando iniciaram-se os preparativos para o casamento ela também como muitas de nós quis se preparar! Quis ficar uma noiva linda e magrinha. Para sorte ou azar o dela...Vai depender do ponto de vista de cada um, ela conseguiu a alguns anos atrás um médico que ainda receitava aquelas tais "fórmulas", e ela tomou essas "drogas", porque é isto que são...Passou muito mal, vivia de remédios para dormir, para acordar, fraca e passando mal...Mas enfim conquistou seu objetivo e casou esbelta! Após o casamento, nem preciso dizer a vocês que elas simplesmente adquiriu numa velocidade extraordinárias todo o seu peso novamente e mais alguns quilinhos! Apesar de incomodada, ela viveu desta forma como nós, sempre tentando dietas e muitas vezes sem resultados...teve seus filhos e no inicio de 2013 resolveu que cuidaria de si...
Em meio a tantas tentativas frustradas de emagrecimento, essa pessoa entendeu que uma cirurgia bariátrica seria sua melhor opção de emagrecimento rápido e duradouro...
A primeira maluquice desta história foi quando iniciou sua busca...Logo nas primeiras consultas, quando o médico iniciou os pedidos dos exames, ele lhe aconselhou a engordar por volta de 10 kg em um mês para que ela não tivesse problemas com a perícia...Penso..."isso é forma de ajudar?" O que vai acontecer com o organismo desta pessoa???
Mas enfim, após a realização dos exames, o acréscimo dos 10 kg, a passagem pela perícia, a cirurgia foi realizada com sucesso! Tudo ocorreu bem e logo ela estava em casa! Nos primeiros dias a alimentação é extremamente restrita! A pessoa se alimenta basicamente de pouquíssima quantidade de líquidos durante o dia e precisa de um complemento vitamínico, pois não esta ingerindo tudo o que um ser humano precisa.
Após alguns dias, os alimentos começam aos poucos a serem introduzidos. Iniciam-se de forma líquida, então pastosa e após em seu formato original, porém em pouquíssima quantidade (pois o estômago, já não possui mais o seu tamanho real), e alguns alimentos até passam a ser intolerados pela pessoa.
O fato é queridos, que esta é uma cirurgia de alto risco, existem muitas pessoas que tem sérios problemas no operatório e também no pós operatório e a primeira vitória é sair bem do hospital. Outro ponto que eu realmente não consigo entender e que é a realidade desta pessoa da qual falo hoje, é que esta cirurgia não possui um apoio psicológico! Porque o problema do gordinho não esta só no estômago, mas na cabeça! Num primeiro momento é muito difícil realmente a pessoa se alimentar como antes, por conta do impacto da cirurgia e as recomendações do pós operatório, mas quando inicia-se a fase em que pode-se voltar a comer normalmente (em quantidades menores), o gordinho em processo de emagrecimento, tem cabeça de gordinho!
Esta pessoa pós operada, monta seus pratos como se nada nunca tivesse acontecido e continua comendo e beliscando e descontando todos os seus sentimentos na comida! Obvio que a quantidade que o estomago aceita já não é mais como antigamente então os pratos enormes acabam que todos indo para o lixo, mas até onde ela conseguiu "forçar" a comida ela o fez e a pessoa acaba passando seguidamente mal, porque não lhe foi ensinado o limite! A sua cabecinha de gordo não foi trabalhada! 
Hoje esta pessoa a qual me refiro já esta próxima a completar 1 ano de operada, ela deve ter emagrecido uns 30 kg...Os primeiros quilos, logo após a cirurgia perdem-se muito fácil, mas quando a alimentação começa a ser liberada em sua forma natural, inicia-se uma dificuldade no emagrecimento e as pessoas começam a passar mal! Pelo simples fato de não terem as suas cabeças trabalhadas... Elas continuam compulsivas, ansiosas, e com seus sentimentos ligados a comida! Quem de nós nunca viu uma pessoa que fez uma cirurgia destas e você olha para ela e ela continua gordinha? Conheço dois pontos para isto, o primeiro é porque após um tempo, se gradativamente a alimentação vai aumentando, o estômago também volta a dilatar-se a ponto de a cada dia aumentar um pouquinho mais e com isso voltar a aceitar as quantidades que esta pessoa esta ingerindo... Outro ponto, que é próximo do caso desta pessoa que cito, é o fato de ser fácil para o estômago operado aceitar os líquidos e pastosos, então inicia-se o processo de grande ingestão de alimentos com esta característica e que acabam sendo extremamente calóricos, como é o caso de muitos doces...
Imagino que esta cirurgia, por mais que procurada pela pessoa, seja similar a alguém que depois de certa idade, perda uma perna, um braço, a visão...É um choque! A pessoa não sabe viver sem aquela parte e precisa de uma ajuda psicológica para trabalhar a cabeça! Porque ser gordinho é ter dificuldade de entendimento em relação a comida! E este é um problema que esta mais "em cima"!
Por isso queridos, vamos nos ajudar! Nosso espaço fica a disposição para desabafarmos e darmos nossos depoimentos de vitória! Um ajuda o outro! Vamos trabalhar ajudando nossas mentes, para que em breve possamos nos enxergar como queremos, e não como estamos!
Beijinhos

14 comentários:

  1. A luta diária para eliminar peso não é fácil! A gente sofre mesmo! A comida, como você bem descreveu, é sim, muitas vezes um apoio, um consolo e tudo começa na nossa cabeça! Remédios, cirurgias, e tudo o que se pode ouvir para que os resultados apareçam, precisam de um cuidado muito grande por parte de profissionais responsaveis! Emagrecer a qualquer custo pode sair muito caro!!
    Que 2014 seja um ano pra conseguirmos atingir metas reais, com responsabilidade!
    beijos
    Elaine
    http://vidaleve1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato este processo de emagrecimento e entendimento de que podemos viver sem nos apoiar na comida é muito delicado! É uma pena que não consigamos tão rápido esta consciência sozinhas e que seja tão difícil contar com os profissionais para isto, uma vez que muitos só visam em nossa situação a oportunidade de aumentar facilemente seus lucros...
      Mas com certeza juntos vamos vencer! Que 2014 seja nosso ano de sucesso!
      beijinhos

      Excluir
  2. VIVO COM ISSO NA CABEÇA MAS QUANDO COMEÇO ME EMPOLGAR COMENDO DIREITO EU VEJHO QUE POSSO SEM A BARIATRICA!

    FORÇA PRA NOS BEIJOS QUEL
    SRAREDONDA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quel, realmente a tentação de conseguir emagrecer por meios fáceis e rápidos é muito grande...Eu também passei muito por isso até começar essa conscientização de que conseguimos com nossa força de vontade e apoio das pessoas próximas e queridas. Eu nunca cheguei a pensar na bariátrica, mas fórmulas eu fui louca para conseguir...
      Por mais tentadoras que essas coisas pareçam, no final das contas não valem a pena... É ótimo saber que esta tendo seus resultados com sua força de vontade! Continue firme! E conte com nosso espaço para buscar apoio e apresentar sempre seu progresso!
      Sucesso!
      Beijijnhos

      Excluir
  3. Pois é... Meu grande problema é mesmo a cabeça!!!
    Se não, não teria engordado de volta tudo que emagreci com tanto esforço!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí Dani infelizmente esse é um problema q afeta a maior parte de nós gordinhas sem nem percebemos. Ficamos tão focadas em fazer dieta e emagrecer e nos livrar de vez daquele peso q está no encomodando que anos paramos para observar qual é realmente a nossa maior dificuldade e por isso acabamos sofrendo os efeitos, como o seu exemplo de voltar a engordar... Mas fique calma! Você é capaz! Já conseguiu uma vez e certamente conseguirá de nvo! Aproveite isso como uma lição, n se lamente, tire a parte boa, junto com o processo de emagrecimento faça exercícios para melhorar também o pensamento em relação a comida pensando e agindo a cada dia, um dia de cada vez! Conte conosco! Venha partilhar da sua luta para que possamos nos ajudar e juntas vencer nossas lutas!!
      Sucesso para você!
      Beijinhos

      Excluir
  4. Olá. Obrigada pelo apoio no meu blog. Fico muito feliz em ti ter no meu cantinho.
    Nossa, amei o seu post. Conheço algumas pessoas que fizeram essa cirurgia. Uma delas é a mulher do meu primo que fez a cirurgia por necessidade, realmente. Ela tem + ou - 1,45 de altura e tava pesando mais de 125 kg. Tinha vários problemas de saúde, fez vários tratamentos pra emagrecer e nunca conseguia. Ela é super disciplinada, fez tudo o que os médicos recomendaram. Segue tudo tão rigorosamente que até os médicos tiram onda com ela..kkkk..
    Não sei como funciona a cirurgia em outras cidades, mas aqui ela tem até hj acompanhamento psicológico. Acho que isso foi fundamental pra ela emagrecer e se manter magra. Não sei o quanto ela pesa hj, creio que algo em torno dos 55kg.
    Eu sou contra essa cirurgia na maioria dos casos. Nesse caso que vc mencionou, o erro já começou em ter que engordar pra poder emagrecer. Loucura isso e não concordo mesmo.
    No caso da mulher do meu primo, foi realmente necessário.
    Eu acho que quase todos são capazes de emagrecer sem a cirurgia. O problema é que ninguém quer emagrecer. O povo quer SER EMAGRECIDO.
    Nossa, escrevi muito. kkkkkk
    Bjs e feliz natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila! Feliz 2014!
      Peço desculpas pela demora em sua resposta, mas somente hoje estou retornando às minhas atividades...
      Muito obrigada por compartilhar conosco desta experiência, este é meu intuito com o blog e fico muito feliz mesmo quando as pessoas dividem, porque só com esta troca podemos nos ajudar! Eu leio com carinho cada palavra, por isso não se preocupe com o quanto escreve.
      Eu também conheço outras histórias com relação a bariátrica e cada uma tem a sua particularidade. Também acredito que vale analisar caso a caso e que esta não seja a melhor opção...
      Fico muito feliz que esta moça tenha conseguido tamanha disciplina e hoje esteja tão bem e eu certamente creio que esta ajuda psicológica tenha sido fundamental! Infelizmente pelo que acompanhei, esta acompanhamento não é obrigatório ou indicado em todas as cirurgias e as pessoas que não o tem acabam sim sofrendo com ele porque não curam a sua "mente gorda"... Tive a oportunidade nestas férias de me reencontrar com a pessoa que cito no post, passamos uns dias juntas e novamente eu a vi passar mal por comer demais...E é triste...a pessoa esta mais magra, mas ela não aprendeu a ser magra e infelizmente em breve é bem possível que isso a faça muito mal...
      Continua apoiando e parabenizando a esposa do seu primo! Devemos motivar as pessoas que estão neste processo sempre, para que elas nunca desanimem e acabem dando passos para trás!
      Fico feliz que o caso dele foi de sucesso e teve o acompanhamento ideal porque tenho certeza de que ele é fundamental!
      Continue dividindo de experiências positivas conosco e venha também contar com nossa ajuda sempre que precisar!
      Beijinhos

      Excluir
  5. Acho muito errado, ir pro caminho facil da vida e pensar que uma cirurgia vai mudar tudo, porque não muda, uma pessoa que emagrece porque faz regime, atividade fisica, consegue superar essa anciedade...é bem diferente de uma que em x tempo ficou magra, mas continua sendo gorda por dentro e isso é complicado, porque deveria ter um prepara psicologico pra esta cirurgia...
    (na minha opiniao né)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sio querida, feliz 2014!!
      Desculpe tanto tempo de ausência...
      Mas sua revolta é a minha revolta! Uma pessoa que emagrece com esta cirurgia, fica magra, mas não é magra.... A cabeça precisa ser trabalha, é um processo longo, assim como o nosso... e se não acontece logo tudo acaba perdido... :(
      Linda, sucesso para nós!
      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi minha linda...
    Obrigada pelo seu carinho, li cada frase do seu post com muita atenção e concordo com todas elas, eu emagreci 42 quilos, sem redução de estômago, ainda me falta eliminar 38 quilos e vou conseguir, essa minha vitória eu devo a minha mente, eu trabalhei a mente e fiz com que ela entendesse que eu preciso emagrecer pela minha saúde, pq quero viver mais e melhor, optei por não fazer a bariátrica, muitos me chamam de louca, como pude pensar em emagrecer 80 quilos sem redução de estômago, se muitos com bem menos peso pra eliminar optam por essa cirurgia, bom eu escolhi emagrecer desta forma, pq tenho medo de me submeter a uma arriscada cirurgia dessa e depois me arrepender, e tb não tenho condições de pagar ou ter um plano que fizesse e assim ficaria na fila de espera por 1 ano, ai eu pensei, usarei esse ano ao meu favor, tb optei por não fazer pq 2 amigas faleceram depois da cirurgia, conheço inúmeros casos de pessoas que só operaram o estômago mais a cabeça continuava de gordo e um caso foi uma moça que eliminou 70 quilos com a bariátrica e depois engordou 80 pq ela não mudou a cabeça e continuou comendo sentimentos, pois bem, hoje consigo controlar meus sentimentos e por isso controlo a minha compulsão... bjs e sucesso pra nós

    esse é o meu face me add https://www.facebook.com/lupinheiroface

    Essa é a minha página https://www.facebook.com/emagrecicomendo

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu querida, tudo bem? Feliz 2014!!
      Muito obrigada pelo seu post! Estou tão feliz de ver que o blog esta sendo compreendido e todas vocês carinhosamente estão dividindo das experiências conosco! Suas palavras foram extremamente importantes! Eu também, infelizmente, de todos os casos que conheço, todos em algum momento tiverem seus problemas pós cirúrgicos e todos também sofrem por não aprenderem a virar magras e sofrer com suas ansiedades...
      Quero dar a vocês meu PARABÉNS! De todo o coração, estou feliz porque conseguiu ser consciente e usar tudo que poeria ser visto como dificuldades e lamentações a seu favor! Fique certa de que com certeza você conseguiu emagrecer da melhor maneira possível e isso certamente foi o melhor para você e sua saúde!
      Venha contar mais de suas experiências para nós! Estou certa que vai conseguir ainda se livrar dos quilinhos que faltam!!
      Sucesso querida!!
      Beijinhos

      Excluir
  7. Oii. É complicado mesmo. Acho que o melhor seria conversar com terapeutas, pisicólogos ou mesmo com amigas e parentes do que fazer qualquer dessas cirurgias ou ingestão das drogas de emagrecimento. Aliás acho que o papel dos blogs de emagrecimento neste quesito ajudam muito, por termos o apoio de quem já passou por problemas iguais ou parecidos, por quem está passando e também por nós colocarmos para fora muita coisa e quem sabe ajudarmos alguém.
    Também conheci uma pessoa que fez essa cirurgia. Antes de fazer a cirurgia ela era feliz, alegre e bem disposta apesar do peso atrapalhar na locomoção e tal. Depois que ela fez a cirurgia tornou-se triste e passou a tomar vários remédios: para depressão, vitaminas, minerais, colesterol, coração.... enfim não vi benefícios... Acho que ela seria muito mais feliz se tivesse dedicado o mesmo esforço e tempo indo pra academia e comendo porções menores e de melhor qualidade. Mas claro não posso julgar a ninguém, são apenas meus pensamentos. bjoss Va.
    http://justva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Va! Feliz 2014!!
      Eu concordo plenamente com tudo que disse e infelizmente também conheço vários casos de pessoas que já não são mais as mesmas depois desta cirurgia...
      Como já citei em outros posts, eu também tentei o caminho mais fácil e fui decepcionada pela falta de atenção daqueles que só o que querem é tentar ganhar de uma maneira mais fácil...
      Eu também acredito que esta troca de experiências com os blogs nos auxilia muito e também encontrei aqui uma forma de criar uma ligação com as pessoas que possuem das mesmas dificuldades e estão em busca dos mesmos objetivos que eu, tenho certeza que trocando todas estas experiências e idéias vamos nos ajudar e juntas alcançaremos tudo o que desejamos! Obrigada por suas palavras!
      Continue dividindo de suas experiências conosco!
      Beijinhos

      Excluir