quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Entendendo que as coisas saíram do rumo...

Imagino que se não todas, mas a maioria das pessoas com problemas de sobrepeso, sejam pegas quase que como de "surpresa" em algum choque de realidade algum dia da vida...E sabe, quando isso acontece é doloroso, triste e desesperador, porque ao mesmo tempo que nos enxergamos mal, não sabemos ao certo como ocorreu e nem como mudar ou ter forças para fazer acontecer...E foi isto o que me aconteceu...
Sou daquelas pessoas que tem a vida sentimental direta e estritamente ligada a alimentação, eu realmente não sei o porque isto acontece, mas é como se a comida tivesse o poder de ser o acalanto para todas as situações. Ela tem poder! Sim e como!!! Tem o poder de comemorar conosco as alegrias, nos trazer a momentos de festa e felicidade! Consegue reunir as pessoas que amamos e nos proporcionar grandes recordações! Consegue nos trazer lembranças, matar saudade, as vezes ela tem gostinho de infância, de tempo bom, de pessoas queridas, há como a comida é acolhedora!
Ela pode ser também nossa confidente, o ombro amigo, o consolo...A comida também nos alivia o stress! E é assim, como uma "psicologa" que o meu olhar e estomago e cabeça gordinha a vê...Eu creio que não seja a única neste mundo que passe por isso...Só que é difícil até entendermos que é mais forte que nós e é mais difícil ainda sermos aceitos pela sociedade com este tipo de pensamento quando muitos por ai simplesmente nem conseguem comer quando passam por alguma emoção...
É queridos, este primeiro post vem como um desabafo, uma tentativa de ler comentários abaixo que me digam que não sou a única e que ser forte da noite para o dia com esta questão não é assim tão fácil.
Sempre tive uma vida muito ativa, tenho uma altura até avantajada devido a descendência européia, e o que também sempre foi muito avantajada por toda a família e minha criação foi a mesa! Apesar das dificuldades, as mesas sempre foram muito fartas, e confesso que aprendi a comer bem! Cresci ouvindo a vovó dizer, "nossa tão magrinha"... E durante anos eu nem dava muita atenção para isso porque devido a vida muito ativa de sempre era como uma dádiva comer, comer e nada acontecer! Em alguma altura da vida o peso que sempre esteve por volta dos 78kg, deu seu "pinote" para os 84kg sem muito aviso... E ainda assim ouvia "não mas agora ta legal, porque você estava muito magrinha"... Sabiam que isto não é coisa que se diga a ninguém!?
Mas enfim...a vida ativa se acalmou, e virou a correria de quase todos nós, onde mal se lembra onde é a casa: estudo, trabalho, stress, trabalho, estudo, stress, decepções, alegrias, tristezas, stress, trabalho... Sabe o que essa rotina "normal" faz com quem consegue aliviar TUDO com a comida!? A pessoa dos 78kg, hoje esta com mais ou menos 104kg... Eu não sei direito porque esse primeiro momento não esta focado em quanto tenho, e quanto preciso perder, mas sim em entender...refletir, e tentar me ajudar, tentar ajudar a todos que se sentem como eu. Ao mesmo tempo, quero estudar uma batalha, e quando tiver compreendida e informada o suficiente iniciar com toda a força o combate.
Sabe queridos, já havia passado por alguns sustos... Mas o choque mesmo se deu, quando precisei de um roupa um pouquinho mais "especial" para este fim de ano...E após visitar todas as lojas mais conhecidas dos shoppings, vestindo em torno de meia duzia de vestidos por vez em cada uma delas, sem obter sucesso algum, acabei entrando em uma loja onde ignorantemente "eu brincava antigamente que teria que comprar minha roupas", sim, entrei numa loja especial, de tamanhos especiais, e pasmem porque não foi nada fácil conseguir o que precisava, agradeci muito a paciência da vendedora, "Ruth" que deve ter me dado para provar uns 30 vestidos, foi paciente, querida, queria ajudar, procurava outro e outro e outro, e trazia os tamanhos maiores quando assim eu solicitava...Acreditem que sai de lá com um vestido...No auge dos meus quase 30 anos, sai de lá com um peso, uma dor...era como se eu tivesse provado as roupas que procuraria para alguém de muito mais idade que eu...Doí queridos!
Fico com o desabafo de hoje, crente que amanhã terei novas informações positivas, que me ajudem a crescer, ou melhor "diminuir" e vamos assim nos ajudando, para em breve nos enxergarmos como queremos e não como estamos.
Beijinhos

2 comentários:

  1. Oii, você não é a única tenho certeza.
    A luta é contínua e concordo que ninguém deveria dizer que alguém está magro demais quando se está bem no peso ideal. Sofri e ainda sofro com as coisas assim e o pior agora na fase gordinha são os amigos e familiares fazendo aquele almoço que mais gosta ou trazendo guloseimas e tentando socar na gente e dizendo ahhh mas vc tá de dieta ou ahhh mas já tá bom já emagreceu e você sabe que está longe do bom. Parece que querem apenas sacanear conosco. Aí é que entra a importância de nos mantermos firmes. A luta é difícil mas com ela vem uma agradável recompensa. bjos Va.
    http://justva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Va!
      Com certeza a situação dentro de nossas casas é bem complicada! Em família e com amigos queridos existe um misto de querer ajudar e ao mesmo tempo não permitir que "soframos" por estarmos nos privando das coisas que gostamos por conta da dieta...Há também quem diga que os namorados, maridos ou paqueras, irracionalmente ao mesmo tempo que querem nos apoiar para nos ver ainda mais bonitas e magrinhas, também possuem uma "crise" de ciúme pré dieta, só de imaginar que podemos ficar magrinhas e ainda mais bonitas eles já sofrem imaginando que podemos chamar atenção alheia ou ainda que podemos ver que ficamos melhores que eles e com isso pensarmos em alguma "troca" pós dieta... No caso das mães e vós e tias, existe aquela cultura irracional de que elas precisam passar a vida nos agradando, sempre seremos as menininhas, que ser "gordinha" é ter saúde e também que nossa dieta pode "atrapalha-las" porque como farão nossa guloseima preferida para nos agradar se estamos de dieta e não podemos comer!?
      Farei um post a respeito disso! É um assunto bem interessante porque aos nossos olhos pode parecer uma sacanagem, mas para eles as vezes é uma sacanagem irracional sabe...Mas enfim, com certeza querida, é muito difícil e somos nos que estamos iguais nas lutas diárias que precisamos nos ajudar, trocar nossas dificuldades e experiências para que sempre tenhamos um apoio sincero e que nos compreende para seguirmos! Conto com você!
      Beijinhos

      Excluir