quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

HELP! parte 1...

Quando começamos a perceber que nosso corpo esta saindo do formato que deveria, nosso organismo nos pega a galope e nos da um chaqualhão mostrando que ele já estava percebendo isso a bastante tempo e já esta pedindo socorro!
Uma das coisas que mais fiz este ano foi precisar buscar ajuda médica...Alguns antigos problemas reapareceram e outros novos também surgiram...Talvez nunca tenha ido tanto a consultórios...Foram problemas de estomago, varizes, coração, indicação do gineco para emagrecer...Enfim o peso mostrou suas sérias consequências...
Mas o ponto em que quero chegar apresentando isso, é o fato de como nós (que já sabemos da nossa dificuldade em sermos fortes com a comida) não conseguimos auxilio das pessoas que estão vendo que estamos verdadeiramente sofrendo com o peso e que mais deveriam estar preparadas a nos ajudar!
Quando estamos sentimentalmente ligados a comida (como é o meu caso), nós mesmos não conseguimos instantaneamente, como da noite para o dia acordar e simplesmente ter forças para dizer que agora não será mais assim, que a comida não será mais a nossa melhor amiga e pronto, é muito difícil! Nossa família e amigos, muitas vezes percebem que estamos mal, que mudamos consideravelmente, e num primeiro momento até procuram nos ajudar, mas o amor destas pessoa é tão intenso e diferente que dez minutos depois de toda a determinação que passam em estar ao nosso lado elas vem com uma guloseima e dizem: "come só um pouquinho", "sei que você gosta", "trouxe para você" ou "Aé né, isso você não pode mais comer" ou "esqueci, você ta de dieta né"...E infelizmente, todo aquele imenso apoio que estas pessoas nos passaram num primeiro momento, vira uma tentação bárbara com estas palavras... pra nós gordinhos compulsivos, tudo vira um motivo, uma desculpa e é como uma desapontamento enorme não aceitarmos tal agrado carinhoso oferecido pelos nossos queridos, sentimos como se eles falassem com tom de lamentação que estamos em dieta e não podemos aceitar o agradinho...É uma situação bem delicada e sentimental para nós! Sentimental com a comida e com o nosso ente querido.
Nossos amigos e familiares queridos, nós entendemos que são pessoas que nos amam e ao mesmo tempo que eles notam que precisamos de ajudam e querem nos ajudar, existe um misto de muito amor que quer nos agradar e também um despreparo para tal porque nunca foi desejo deles "nos castigar privando de algo" e é por isso que ocorrem situação como as citadas acima e esse "conflito de emoções". É difícil porque precisamos do apoio deles, mas também entendemos um pouco o porque da dificuldade... Mas o que dizer, das pessoas especializadas!? Aquelas que sabem que estamos gordas, que detectam que temos problemas de saúde devido a gordura e NADA fazem para nos ajudar...Pessoas que estudam anos, que estão cheias de experiência e simplesmente falam coisas que de nada nos ajudam, achando que suas palavras podem fazer milagres? Tudo que estas palavras faziam para mim eram entrar na minha cabeça como "bla bla bla, não vou te ajuda, até daqui um mês tchau".... Triste...
Uma das ajudas que busquei quando percebi que as coisas saiam dos eixos, foi sim a ajuda de uma nutricionista...Em tudo que ela me ajudou, foi conseguir ver o tamanho da dificuldade das pessoas que sofrem intolerâncias alimentares...Que fique claro, gracas a Deus eu não tenho intolerância a absolutamente nada! Num primeiro momento a nutricionista me pareceu muito boa, solicitou que preenchesse um questionário enorme e depois em minha frente ela foi observando tópico por tópico e me dizendo quais eram as carências, excessos e negativas do meu organismo para eu apresentar tais sintomas, pensei "nossa, essa é bom hein", confesso que passei a consulta toda muito animada, saí de lá com uma receita para manipular feita em papel sulfite, frente e verso! Uma dieta e algumas recomendações, como deixar de ingerir todo o tipo de laticínios e alimentos com glúten. Até então tudo bem! Minha ficha só caiu quando comecei a buscar tudo para o inicio da tal dieta...Ela me disse para não iniciar antes que eu pudesse ter as fórmulas prontas, pois elas me ajudariam a ter foça para encarar a dieta....Entendam aqui como fórmulas uma receita simples enviada pela nutricionista, então eram "fitoterápicas", nada mais que algumas ervinhas diuréticas, para dar energia, disposição e uma suplemento vitamínico daquilo que ela entendia estar faltando... Choque foi quando recebi o primeiro orçamento... Algo em torno de R$800,00 para uns comprimidos que durariam por mais ou menos 20 dias... Bom, no meio tempo de pedir orçamento e buscar ingredientes para a dieta, veio o novo impacto...Queridos, hoje sei o que passam as pessoas que verdadeiramente precisam se alimentar de forma restrita, além de todo o impacto por conta da doença, existe um enorme impacto financeiro! "Pobre não pode ter intolerância a nada!?!?" Sim porque eu num primeiro momento fui atras dos alimentos que a médica sugeriu... O leite era para tomar de arroz, porque além dela tirar os laticínios comuns, uma de suas "constatações" era de que a soja também não era nada boa ao meu organismo, então ela estava fora...Só que cada litro de leite de arroz custa em por volta de 10 a 12 reais...Assim como um pacote de pão de forma sem glúten, macarrão sem glúten é outro absurdo! Nós que somos adeptas constantes de dietas, costumamos frequentas lojas de alimentos naturais, pessoal procurem por curiosidade, é algo irreal o preço destes alimentos!
Bom...Nem preciso dizer que eu não mandei fabricar a fórmula e sequer iniciei a dieta desta nutricionista...Foi um grande desapontamento...E sabem onde os desapontamentos dos gordinhos compulsivos termina...Isso na cozinha, ou no restaurante ou onde quer que seja com algo bem gostoso!!
Bem queridos, o post de hoje já esta muito maior do que imaginava...Mas a saga em busca de ajuda profissional e as decepções só estão iniciando! Continuamos no próximo!
Força para nós! Para que em breve possamos no enxergar como queremos e não como estamos.
Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário